#Notícias________________________________________________________________

Trabalhadoras rurais de todo o Nordeste
discutem políticas públicas na Assembléia do MMTR-NE

Vindas de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, dezenas de mulheres marcaram presença na Assembléia Regional do MMTR-NE, realizada em dezembro de 2010, para discutir os avanços e os desafios das políticas públicas para mulheres trabalhadoras rurais. O encontro teve a duração de três dias e foi realizado em Caruaru, na sede do Movimento, contando com um rodízio de diretoras e representantes dos estados para compor a coordenação do evento.

O primeiro dia da Assembléia trouxe a apresentação de Silvia Cordeiro, do Centro das Mulheres do Cabo, sobre o Convênio Regional entre Brasil, Colômbia, Equador e Peru, vinculado a Agência Espanhola de Cooperação pelo Desenvolvimento Internacional. O MMTR-NE se faz presente no convênio, junto ao já citado Centro das Mulheres do Cabo e também à Casa da Mulher do Nordeste. Todas as organizações brasileiras parceiras estavam presentes na Assembléia. À tarde, foi apresentado um painel de balanço das políticas públicas para mulheres trabalhadoras rurais, desenvolvido com a participação da advogada Lucidalva Nascimento; da Secretaria Especial da Mulher de Pernambuco e das Agências de Cooperação Internacional HEIFER e ActionAid.

Reservado para o dia seguinte, um painel de análise de conjuntura fomentou a discussão e ponderação dos resultados eleitorais brasileiros em 2010 e as possíveis perspectivas para as mulheres trabalhadoras rurais nesse novo cenário. Um dos encaminhamentos propostos foi a elaboração de uma carta a Dilma Roussef, presidenta eleita do Brasil. O documento foi escrito consensualmente entre as participantes da Assembléia. Também na pauta do segundo dia estavam as discussões referentes à identidade do MMTR-NE. Para estimular a reflexão, foram exibidos capítulos de vídeos-aulas da Escola Feminista, sobre os temas de Gênero, Feminismo e Patriarcado.

A noite cultural decorreu com muita alegria pela inauguração do Auditório Margarida Pereira da Silva, após meses de reforma na sede. O nome escolhido pela direção foi uma homenagem a Margarida (Ilda), que deixava o cargo de Secretária Executiva depois de quase dez anos de luta e dedicação. A mesa composta por Sara Pimenta (Contag), Avanildo Duque (ActionAid), Taysa Soares (CMN), Cristiane Lina (Secretaria da Mulher) e Marilene Melo (Heifer) fez discursos emocionados no novo espaço do Movimento. O clima de confraternização descontraída continuou, seguido de um jantar e embalado pelo forró regional do trio pé-de-serra Café com Leite.

O final da Assembléia, ao terceiro dia, tratou de assuntos internos do MMTR-NE, dentre eles a apresentação das prestações de contas e balanço financeiro de 2010 e previsão orçamentária para 2011, feita pela agente administrativa Maria José de Souza. Durante a manhã, teve início o processo eleitoral do Movimento, para decidir a nova composição da direção do Nordeste e a nova Secretária Executiva. E a sergipana Maria de Verônica de Santana é a nova Secretária Executiva, assumindo o cargo de no triênio que vai de janeiro de 2011 a dezembro de 2013. Foram mais de cinqüenta mulheres participando durante os três dias de discussões, reflexões, encaminhamentos e aprendizados. O MMTR-NE agradece a confiança e o apoio de todas e a todos que contribuíram e tornaram possível esse evento.

 

 

MMTR-NE
Rua Luiz Gonzaga Etevaldo Gomes, 40 | Agamenon Magalhães | Caruaru - PE | CEP: 55.034-100
Fone  (081) 3722.0533 | Fax (081) 3721.4323 | E-mail  mmtrne@gmail.com | mmtrne@mmtrne.org

 

nuvemdesign